terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Soldadinho



Todos os anos numa época onde os sorrisos invadiam não só as crianças, mas também, os brinquedos que esperavam ansiosamente o momento de serem livrados não somente dos papéis, das fitas e das sacolas, mas sim , das caixas em que ficavam confinados até terem a sorte de serem contemplados com um dono.

Durante dias, meses e anos as coisas funcionaram assim, entretanto, um dia, tudo isso acabou. Tudo o que havia sobrado era a poeira, e, a esperança de que talvez, o vendedor, aquele que um dia chamaram de pai, pudesse voltar.

Com o passar do tempo, todos estavam impacientes, não aguentavam mais ficar presos naquelas caixas, até que um dia, libertaram-se da vaga solidão que aquelas caixas proporcionavam.Todos, exceto o soldadinho de chumbo.

Inúmeras foram as tentativas de convencer ao soldadinho para que ele saísse e fosse brincar com os outros brinquedos, mas ele sempre os ignorava com seu silêncio.


O tempo passara, e as marcas desse tempo não deixaram apenas uma camada grossa de poeira na caixa do soldadinho, mas deixara também o mais profundo arrependimento de ter desperdiçado sua vida esperando uma coisa que nunca aconteceria. E como um de seus últimos atos ele saiu da caixa e brincou, mesmo calado e sério, como nunca alguém havia brincado antes. Até que, pisou em uma peça de lego, tropeçou entre seus próprios cadarços e foi arremessado da mesa, com tudo, ao chão. E foi aí, quando estava em pedaços, que então, de seus olhos lágrimas caíram, como água, sobre seu corpo inerte, e, ele dera então seu primeiro e último sorriso.


Fim.
Escrito por : Denise Mendes.

6 comentários:

  1. Oi Denise, depois que criei meu blog ficou mais fácil entender como funciona. Bom, eu li A vingança mas já havia comentado com você a respeito no orkut,então fico lhe devendo um comentário naquele conto.Eu costumo ser o mais sincero o possível quando posto algum comentário então lá vai.Realmente achei impressionante a forma como você passou uma mensagem (ainda que muitos podem não vir a perceber)em um texto tão curto.A idéia do Soldadinho de Chumbo me fez mergulhar em um poço de concepções.Em alguns momentos as pessoas dizem insatisfeitas com as suas vidas;às vezes por não alcansarem os seus objetivos,outras por esperarem mais daquilo que tanto buscaram.Mas,a realidade é única;devemos sim seguir a trilha do caminho rumo ao que sonhamos em ser(nem que tal momento demore a vida inteira,ou até mesmo nunca chegue).Mas nunca devemos virar as costas aquilo cujo fomos privilegiados de ter ou ser. Não importa se chegamos ao mundo pobre,rico,branco,preto,amarelo,marrom,ou seja lá quantas raças e classes vierem a surgir pelo mundo.O silêncio em alguns momentos da vida é bom:exala a calma e a compreensão,mas se expressado em demasia começa a dispersar uma dúvida,e isso não é bom,pois quando alguém ganha um presente de outro e demonstra um ar de descontentamento o presenteador se magoará,e mesmo que conquiste-o o perdão as marcas não cicatrizarão como as ferias da carne e este passará a ter receio de concede-lhe algo novamente,mesmo que seja mais grandioso que o anterior.
    E este foi o racíociono do qual cheguei a ter com o Soldadinho de Chumbo.Muito bem Denise é sem dúvidas alguém que sabe o que escreve e vejo que se continuar neste caminho tera um futuro bem promissor.Até a próxima. :)

    ResponderExcluir
  2. Ah! Muito obrigada! Bom saber que você gostou
    e que ele lhe levou a uma excelentíssima
    rereflexão! ;D

    Com certeza !!! jamais em hipótese alguma
    devemos desistir daquilo que queremos..
    Como muito de meus outros textos quis passar aqui
    que nunca é tarde para arriscar porque ,muitas vezes, aquilo que os outros chamam de desperdício nada mais é que o sentido absoluto de tudo! xD

    ResponderExcluir
  3. Melhor ainda!

    Não sei como você consegue fazer isso.
    Não sei se vai te ofender, não sei, as pessoas, às vezes não gostam... mas quando eu leio os seus textos, penso que seri interessante para o público infantiu e eu acho que esse é um publico bem difícil e você nesse, por exemplo, consegue mesclar a fantasia para as crianças com mensagens para os adultos não sei.

    mas você escreve super bem, sem querer ser repetitivo, ´muito criativa, há detalhes minimos que me surpreenderam de serem lembrados. vc é boa nisso.

    abraço

    me add no orkut. Darkalexandre@gmail.com

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Posso ser sincero? bom espero que possa.
    Este texto está perfeito, adorei a forma de ver as coisas e no meio do texto eu já imaginava um final, não o final que você escrevera, mas um final mais feliz.
    Porém o ponto "negro" (Cinza) de seus textos estão me fascinando, um garoto chamado de louco por ver fadas, uma garota que comete suicídio para incriminar a mãe, a chuva violenta... Quero saber qual será sua nova criação

    Fascinado Mau Souza

    ResponderExcluir
  6. Realmente há um simulacro nesta história: o primeiro e o último sorriso do soldadinho de chumbo sucumbiram-se, inertes, para abrilhantar a tua narração. Não vejo motivo algum um enredo neste patamar terminar deste jeito. Estou farto de mesmice e contos (quase) de fadas e você brilhantemente concatenou bem a narrativa. Parabéns. Já virei seguidor.
    http://lectandome.blogspot.com

    ResponderExcluir